segunda-feira, 12 de junho de 2017

Tecnologia, Informação e Notícias , Intel detalha 8ª geração de processadores com mais um golpe à Lei de Moore ,

Intel detalha 8ª geração de processadores com mais um golpe à Lei de Moore

Tecnologia para Todos


     A Intel publicou detalhes sobre a oitava geração de seus processadores Core, com o codinome Coffee Lake, com previsão de lançamento para a segunda metade de 2017. A parte mais curiosa do anúncio é o fato de que a empresa ainda não está pronta para abandonar o processo de 14 nanômetros.
     Até 2014, a Intel adotava uma estratégia chamada “Tick-Tock”. Em um ano, a empresa apresentava chips “tick”, que trazia uma redução da microarquitetura anterior, e, no ano seguinte, o “tock” traria uma nova microarquitetura. A regra traçava um ritmo claro de evolução a cada dois anos, seguindo a Lei de Moore.
     No entanto, a dificuldade em reduzir transistores além dos 14 nm fez com que a empresa passasse a adotar uma nova estratégia, de três etapas, chamada “Process, Architecture, Optimization”. O problema é que a Intel não foi capaz de seguir seu novo modelo estratégico, mantendo os 14 nm pelo quarto ano consecutivo. Antes do Coffee Lake, a empresa já havia apresentado os chips Broadwell (“Process”), Skylake (“Architecture”) e Kaby Lake (“Optimization”). Ou seja: a nova geração deveria trazer um novo processo, mas o que se verifica é uma segunda fase de otimização, transformando o Coffee Lake em uma anomalia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário